sábado, 10 de outubro de 2015

As Proteínas e a nossa Alimentação


O desenvolvimento saudável de uma criança depende do fornecimento de proteínas de qualidade. Por proteínas de qualidade entende-se as que possuem todos os aminoácidos essenciais para a nossa espécie. A maturação cerebral depende do fornecimento correto, na idade certa, das proteínas de alto valor nutritivo. Pobreza de proteínas na infância acarreta sérios problemas de conduta e raciocínio na idade adulta.
A doença conhecida como Kwashiorkor, em que a criança apresenta abdômen e membros inchados, alterações na cor dos cabelos e precário desenvolvimento intelectual, é uma manifestação de deficiência proteica na infância e mesmos em adultos.
Em muitas regiões do mundo, as pessoas recorrem a alimentos ricos em carboidratos(excelentes substâncias fornecedoras de energia), porém pobres em aminoácidos.


Elas engordam, mas apresentam deficiência em proteínas. O ideal é incentivar o consumo de mais proteína se obter, assim, um desenvolvimento mais saudável do organismo.



As proteínas mais “saudáveis”, de melhor qualidade, são as de origem animal. As de maior teor em aminoácidos essenciais são encontradas nas carnes de peixe, de vaca, de aves e no leite.
Outra grande fonte de proteínas é a soja e todos os seus derivados.




Postado por: Debora Rodrigues Muniz
Aluna: Farmácia 2 M1, 2 M2, Fametro
Em 10/10/15

Fonte:

  • Biologia, 4ª Edição, Volume Único, Armenio Uzunian, Enesto Birner, Editora Harbra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário