sexta-feira, 27 de novembro de 2015

DESNATURAÇÃO DAS PROTEÍNAS





A atividade e a importância das proteínas nos organismos vivos está intimamente relacionada com sua estrutura tridimensional, que é mantida por meio de interações intermoleculares de partes distintas da cadeia proteica.
A desnaturação proteica resulta do deslocamento de desorganização da estrutura da proteína, que não é acompanhada de hidrólises das ligações peptídicas.
A desnaturação proteica é a perda da funcionalidade de uma proteína em decorrência de uma alteração conformacional, originada pela ruptura de ligações em sua estrutura, resultando, assim, em uma desorganização de suas estruturas quartenárias, terciárias e secundárias.
Diversos fatores, de origem física ou químicas, podem romper as pontes de hidrogênio e outras ligações que mantêm a estrutura espacial das proteínas. Alguns destes fatores são:
  • Calor - Capaz de romper todas as interações facilmente;
  • Meio muito ácido/básico - H+ ou OH- interferem nas pontes salinas;
  • Sais inorgânicos – Interferem nas pontes salinas(Ex: cloreto de mercúrio);
  • Agitação – Rompe as interações não covalentes (Ex: bater um ovo)
  • Detergentes – Quebram as interações hidrofóbicas;
  • Solventes orgânicos – Interferem nas pontes de hidrogênio.
Devido à ação desses fatores, as enzimas perdem suas propriedades físicas, químicas e biológicas características, o que faz com que cessem a sua atividade biológica.
A desnaturação pode, em casos raros, ser reversível; nesta situação, a proteína dobra-se novamente em sua estrutura original quando o agente desnaturante é removido. Porém a maioria das proteínas, uma vez desnaturadas, ficam permanentemente alteradas. Isto pode ser atribuído a vários fatores, incluindo o conceito de que o dobramento proteico inicia logo após a síntese da proteína _ isto é, antes de existir uma longa sequência de aminoácidos para complicar o processo de enovelamento.



(Nota: As proteínas desnaturadas frequentemente são insolúveis, e, assim, precipitam em solução.)


Postado por : Debora Rodrigues Muniz 
Aluna: Farmácia 2M1, 2M2, Fametro.
Em: 27/11/2015

Fonte:
  • Química, na abordagem do cotidiano,  Química orgânica 3, Tito, Canto, Editora Moderna.
  • Bioquímica Ilustrada, Pâmela . Hampe e Ricardo A. Harvey.

Nenhum comentário:

Postar um comentário