terça-feira, 24 de novembro de 2015


Anticorpos: As Proteínas de Defesa



Diariamente, nosso organismo é invadido por uma infinidade de partículas estranhas chamadas antígenos, provenientes do ar que respiramos, da água que bebemos e dos alimentos que comemos. Também somos invadidos, sem perceber, por bactérias, vírus, fungos e protozoários, muitos deles causadores de doenças e produtores de toxinas que podem prejudicar seriamente nosso organismo, e até causar a morte.
Utilizamos nosso sistema imunológico para combater os agentes estranhos ao nosso corpo e adquirir imunidade.

O sistema imunológico é constituído por um verdadeiro arsenal formado por alguns órgãos, como os nódulos linfáticos, o baço e o timo, células brancas do sangue e uma infinidade de substâncias químicas, destacando-se entre elas as proteínas de defesas conhecidas como anticorpos. Os anticorpos pertencem a categoria de proteínas conhecidas como imunoglobulinas. 






Tipos de imunoglobulinas e algumas características:

  • IgG:  Destinadas ao combate de vírus, bactérias e fungos. São de pequeno tamanho, atravessam as paredes dos capilares sanguíneos e agem nos tecidos. Estimulam células fagocitárias a combater microrganismo. Constitui cerca de 75% das imunoglobulinas produzidas pelo homem.
  • IgM: Destinadas a combater vírus. A exemplo das IgG, estimulam células fagocitárias a combater vírus.
  • IgA: Anticorpos das secreções respiratórias, da parede do tubo digestório e das secreções vaginais. São encontrados nas lágrimas, na saliva e no leite materno.
  • IgD: Anticorpos existentes nas membranas celulares dos linfócitos.
  • IgE: Anticorpos que atuam nas respostas alérgicas.



Postado por: Artemilda Bezerra
Aluna de Farmácia, 2M1, 2M2 e Imunologia 3º Semestre
Em: 24/11/2015.

Fonte:
  • Biologia, 4ªEdição, Volume Único, Armênio Uzunian, Ernesto Birner, Editora Harbra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário