domingo, 8 de novembro de 2015

A importância das proteínas para nossa saúde


 As proteínas estão relacionadas virtualmente a todos os aspectos importantes de nossa saúde. Elas constituem um dos grupos importantes de nutrientes orgânicos em nossa dieta alimentar.
As moléculas das proteínas ingeridas são hidrolisadas durante o processo digestivo, fornecendo aminoácidos que passam para a corrente sanguínea. Esses aminoácidos são utilizados pelo organismo para a síntese das proteínas necessárias a seu bom funcionamento. (E caso haja falta de carboidratos na dieta, o organismo pode utilizar os aminoácidos como fonte de energia; cada grama de aminoácido metabolizado fornece 4 Kcal de energia.)
 Dos vinte aminoácidos encontrados nas proteínas, alguns são essenciais ao ser humano, ou seja, não são sintetizados pelo organismo e, portanto, precisam estar presentes na dieta alimentar. Outros são sintetizáveis pelo nosso corpo e, graças a isso, não precisam necessariamente fazer parte da alimentação. São denominados aminoácidos não-essenciais.





 Nem todos os alimentos que ingerimos apresentam a mesma qualidade nutricional no que diz respeito às proteínas. Quando uma proteína presente em um alimento possui todos os aminoácidos essenciais ao ser humano, dizemos que se trata de uma proteína completa ou adequada. As proteínas animais são, em geral desse tipo. Já as proteínas de origem vegetal costumam ser incompletas, por não possuírem todos os aminoácidos essenciais ou apresentá-los em proporções muito diferentes da exigida por nosso organismo.
Se falta em nossa dieta alimentar um determinado aminoácido essencial, nosso corpo não consegue sintetizar as proteínas de que necessita. Não adianta todos os outros estarem presentes. Além disso, nosso organismo não consegue “guardar” os aminoácidos para outro dia, esperando “chegar” aquele está em falta. Assim, para garantir a síntese das proteínas de que precisamos, todos os aminoácidos essenciais devem estar presentes em nossa alimentação diária.



Do ponto de vista proteico, no entanto, não há necessidade de que carnes, ovos e leite estejam presentes em nossa alimentação todos os dias.
É possível obter todos os aminoácidos essenciais a partir de vegetais por meio de complementação proteica, que consiste em combinar adequadamente duas ou mais fontes de proteínas, de modo a obtê-los todos.
Balanceando a dieta alimentar, é possível ter uma vida saudável, mesmo que por motivos econômicos ou culturais não se consuma carne. Pessoas que aderem aos costumes vegetarianos sem conhecer a necessidade da complementação proteica podem sofrer as consequências da ausência de aminoácidos essenciais na dieta.



Publicado por: Debora Rodrigues Muniz
Aluna: Farmácia 2M1, 2M2, Fametro
Em 08/11/15

Fonte:

  • Química, Na Abordagem do Cotidiano, Química Orgânica 3, Tito Canto, Editora Moderna.


Nenhum comentário:

Postar um comentário